Os pais e encarregados de educação, na cidade de Nampula, proíbem os filhos participar no Campeonato Nacional de Juvenis em futebol masculinos, edição 2013, a decorrer em Maputo, entre 28 de Julho e 03 de Agosto, devido à tensão político-militar no Centro de Moçambique.
Por isso, as equipas de Benfica e da Casa Issufo Futebol Clube, ambas representantes da cidade de Nampula, estarão fora da prova. O técnico da equipa de Benfica de Nampula, que se identificou pelo nome de Rui, referiu que alguns pais não aceitaram que os progenitores se deslocassem para a capital do país via terrestre. Temem que os filhos sejam atacados ou as viaturas nas quais se farão transportar sejam incendiadas.
“Não podemos levar as crianças sem a autorização dos pais porque se alguma coisa acontecer durante a viagem nós não teremos como justificar”, disse Rui e acrescentou que a Federação Moçambicana de Futebol já tem conhecimento de que as duas equipas representantes de Nampula não estarão presentes no Campeonato Nacional de Juvenis.
Enquanto isso, o Clube Benfica de Nampula alega, igualmente, que não tem fundos para custear as despesas de transporte e alimentação dos atletas, uma vez que a federação apenas garantiu o alojamento das delegações.
Ismael Aruna, treinador do escalão de formação da Casa Issufo Futebol Clube, disse que para além da tensão política no posto admnistrativo de Muxúnguè, em Sofala, a sua colectividade enfrenta, também, dificuldades financeiras para transporte e alimentação.
Entretanto, dados em poder do nosso Jornal dão conta de que no Campeonato Nacional de Juvenis deviam participar 11 equipas em representação de sete províncias, nomeadamente Nampula, Zambézia, Tete, Sofala, Manica, Inhambane e Maputo.