Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EMATUM realizou primeira Assembleia-Geral mas continua envolta em penumbra

A Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) realizou na última terça-feira (29) a primeira Assembleia-Geral ordinária onde o Presidente do Conselho de Administração (PCA), António Rosário, apresentou os resultados do exercício de 2013 que foram negativos, segundo a fonte, devido ao facto de a empresa ainda estar numa fase de investimento, marcada por um empréstimo de 625 milhões de euros contraídos em bancos estrangeiros e tendo como avalista o Estado moçambicano.

A criação da EMATUM – que tem como accionistas o IGEPE (Instituto de Gestão das Participações do Estado), a Emopesca (Empresa Moçambicana de Pesca) e, a GIPS (Gestão de Investimentos, Participações e Serviços, Limitada), uma entidade unicamente participada pelos Serviços Sociais da polícia secreta de Moçambique, o SISE (Serviço de Informação e Segurança do Estado) –  provocou muita polémica uma vez que o Executivo de Armando Guebuza ocultou das contas públicas a sua participação como avalista na emissão de um empréstimo obrigacionista junto a um banco francês e a outro russo para a compra dos barcos e actividades inerentes à firma.

Entretanto, para além do nome do PCA, pouco mais ficou a saber-se sobre esta empresa que se propõe a pescar pelo menos 10 mil toneladas de atum todos os anos. Os nomes dos restantes membros do Conselho e Administração assim como dos membros Conselho Fiscal continuam a ser um segredo de Estado.

Apesar de António Rosário afirmar que a EMATUM deverá empregar pelo menos 300 trabalhadores, só no mar, continua na penumbra o destino dos restantes 425 milhões de Euros investidos na empresa, uma vez que as 30 embarcações adquiridas à empresa francesa Construções Mecânicas da Normandia vão custar 200 milhões de Euros.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!