Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EMATUM realizou primeira Assembleia-Geral mas continua envolta em penumbra

A Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) realizou na última terça-feira (29) a primeira Assembleia-Geral ordinária onde o Presidente do Conselho de Administração (PCA), António Rosário, apresentou os resultados do exercício de 2013 que foram negativos, segundo a fonte, devido ao facto de a empresa ainda estar numa fase de investimento, marcada por um empréstimo de 625 milhões de euros contraídos em bancos estrangeiros e tendo como avalista o Estado moçambicano.

A criação da EMATUM – que tem como accionistas o IGEPE (Instituto de Gestão das Participações do Estado), a Emopesca (Empresa Moçambicana de Pesca) e, a GIPS (Gestão de Investimentos, Participações e Serviços, Limitada), uma entidade unicamente participada pelos Serviços Sociais da polícia secreta de Moçambique, o SISE (Serviço de Informação e Segurança do Estado) –  provocou muita polémica uma vez que o Executivo de Armando Guebuza ocultou das contas públicas a sua participação como avalista na emissão de um empréstimo obrigacionista junto a um banco francês e a outro russo para a compra dos barcos e actividades inerentes à firma.

Entretanto, para além do nome do PCA, pouco mais ficou a saber-se sobre esta empresa que se propõe a pescar pelo menos 10 mil toneladas de atum todos os anos. Os nomes dos restantes membros do Conselho e Administração assim como dos membros Conselho Fiscal continuam a ser um segredo de Estado.

Apesar de António Rosário afirmar que a EMATUM deverá empregar pelo menos 300 trabalhadores, só no mar, continua na penumbra o destino dos restantes 425 milhões de Euros investidos na empresa, uma vez que as 30 embarcações adquiridas à empresa francesa Construções Mecânicas da Normandia vão custar 200 milhões de Euros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!