Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresa de tabaco burla a 22 camponeses em Lalaua

V inte e dois produtores de diferentes comunidades do distrito de Lalaua aguardam desde 2008 pelo pagamento do seu dinheiro, resultante da venda a crédito de 7.082 quilogramas de tabaco a uma empresa do ramo, baseada na capital provincial de Nampula.

Segundo Manuel Palhota, director distrital das actividades económicas, a Tabacos do Norte de Moçambique (TNM) deve cerca de 200 mil meticais aos produtores e pouco mais de 300 mil a 15 dos seus trabalhadores do campo, valor que, entretanto, o governo promete cobrar de forma coerciva.

O director das actividades económicas referiu, ainda, que a empresa em causa, para além de contrair dividas, abandonou na região um camião de marca Renault alugado a um agente económico para escoamento do tabaco, a partir das unidades de produção. O tabaco adquirido aos camponeses encontra-se, ainda, amontoado num armazém construído com material precário e em mau estado de conservação, facto que afasta a possibilidade de vir a ser recuperado.

Em encontro com o governador da província, os camponeses mostraramse constrangidos com esta situação que, segundo fontes da Agricultura, poderá vir a contribuir para fraca produção daquela cultura de rendimento nas próximas campanhas. Entretanto, o governador encorajou os camponeses a continuarem a produzir e assumiu que irá accionar todos os mecanismos no sentido de reaver o valor e canalizá-lo aos legítimos donos.

Da parte da empresa ninguém aparece para dar qualquer esclarecimento à volta do assunto e resultaram em fracasso as várias tentativas encetadas pelo nosso jornal com o propósito de contactar os responsáveis.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!