Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empregabilidade de jovens: INEP asina acordo com mais duas empresas

Empregabilidade de jovens: INEP asina acordo com mais duas empresas

O Instituto Nacional de Emprego (INEP) assinou na quinta-feira, 14 de Setembro, dois memorandos de entendimento com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a operadora de telefonia móvel Vodacom, através dos quais as duas empresas se comprometem a oferecer estágios pré-profissionais a jovens recém-graduados.

A assinatura destes memorandos, com a duração de cinco anos, insere-se no âmbito das acções que têm sido levadas a cabo pelo Governo, visando a melhoria das condições de empregabilidade dos jovens. Para o efeito, foi criado o Instituto Nacional de Emprego, instituição tutelada pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) à qual cabe promover o emprego e a colocação de mão-de-obra no mercado de trabalho.

Igualmente, foi lançado o primeiro portal público de emprego, uma plataforma electrónica de procura e oferta de emprego, que surge como uma alternativa aos actuais procedimentos e práticas manuais e presenciais. Para além de dados sobre candidatos e vagas de emprego, o Portal de Emprego dispõe de informações estatísticas sobre o emprego em Moçambique e de perfis de empresas previamente registadas.

A assinatura dos memorandos foi testemunhada pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, que, na sua intervenção, se referiu à importância do acto no aperfeiçoamento das competências e habilidades dos jovens.

“Através deste acto, os jovens finalistas passam a ter a oportunidade de enriquecer e complementar os conhecimentos e competências adquiridos durante a formação”, disse a governante.

Vitória Diogo acrescentou que a colocação dos jovens finalistas em contacto com o mercado de trabalho, através dos estágios profissionais, visa aumentar o seu conhecimento prático e, por via disso, facilitar o seu recrutamento e integração por parte dos empregadores. Para além dos estágios pré-profissionais, as duas empresas vão, igualmente, à luz destes memorandos, apoiar na criação do auto-emprego, através da oferta de kits profissionalizantes aos jovens.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!