Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empossado novo elenco directivo da Associação Provincial de Futebol de Nampula

Numa cerimónia invulgar e bastante concorrida, testemunhada pelo Governador da Província de Nampula, Felismino Tocoli e pelo Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat, tomou posse na tarde da ultima sextafeira, o novo elenco da Associação Provincial de Futebol, que entre os anos de 2011 a 2014 vai dirigir os destinos da modalidade rainha, neste ponto do país.

A cerimónia, invulgar por ter atraído muita gente, não só da cidade e provinda de Nampula mas como do país inteiro, entre dirigentes de clubes e de outras associações da modalidade, fez deslocar a sala de reuniões do Hotel Lúrio o estado maior general da Federação Moçambicana de Futebol, destacando-se o presidente e o seu secretário geral.

Os presentes chegaram a comentar, ironicamente, que se de facto este elenco conseguir atrair muitos praticantes e apoios para a modalidade como conseguiu faze-lo para a sua tomada de posse, estará garantido o crescimento do futebol neste parcela do país.

Depois de lida a acta da Assembleia Geral que legitimou este elenco, encabeçado por Tomaz Narciso, que derrotou Brás Santos, que concorria a sua própria sucessão, com dez contra cinco votos, passou-se a fase das leituras e assinaturas dos termos de posse ante a curiosidade de muitos pois, a maioria dos nomes dos membros da direcção, são pessoas pouco conhecidas nos meandros do futebol provincial e ou nacional.

Este facto alias, foi igualmente motivo de conversas de corredores, questionando-se porque é que não se tem convidado alguns antigos praticantes do futebol na província, que por sinal Nampula tem ainda muitos com vida e a residirem lá, optando-se, em detrimento, por pessoas com algum canudo ou simplesmente os doutores como são chamados.

A este propósito os comentários apontam que é assim que muitas das vezes os elencos de mais de 15 membros terminam o mandato com apenas três a quatro pessoas no activo.

Para além do presidente, a direcção é composta por quatro vices nomeadamente o das finanças Mateus Vilanculo (que é director da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM), o da alta competição, José Sarajabo (que é professor), o da iniciação, Hélio Micheque (que é trabalhador da EDM) e o de Marketing, Martinho Niamar (que é trabalhador da Mcel), mantendo-se como secretario geral, Faume Issa.

Contudo, a expectativa a volta do trabalho da direcção empossada é enorme e o respectivo presidente de direcção promete muito trabalho, a curto e médio prazos, para, segundo ele, resgatar o lugar que Nampula já ostentou no panorama do futebol nacional.

Narciso diz que Nampula, com a sua presidência, deve voltar a ser o viveiro de grandes futebolistas, para o que o seu elenco, com apoio de parceiros privados e públicos, vai apostar nas camadas jovens.

O novo presidente da APFN, pôs parênteses ao seu discurso formal e pediu para que Brás Santos, seu antecessor, desse apoio a ele e ao seu elenco, pela experiência reconhecida deste como antigo praticante e dirigente da modalidade.

Num discurso de improviso e tocando vários aspectos, a maioria dos quais sem qualquer ligação com a cerimonia que estava a decorrer, o Presidente da FMF, Faizal Sidat, aproveitou para pedir ao governo de Nampula, na pessoa do governador Tocoli, instalações para o funcionamento da associação da modalidade pois, o actual local, segundo suas palavras, é desprestigiante.

O governador de Nampula, para alem de testemunhar o acto lançou um desafio ao novo elenco para que não só prossiga com o trabalho do elenco cessante mas que sobretudo consiga elevar cada vez mais o nome da província através de resultados palpáveis do seu trabalho.

Tocoli falou do trabalho marcante dos clubes Benfica e Sporting de Nampula, pelo facto de terem apostado na construção de infra estruturas que se traduzem no crescimento do seu património.

Destacou ainda o regresso do Ferroviário de Nampula ao Moçambola e as consequentes tardes de espectáculo da festa futebolística em Nampula.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!