Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EMERGEM paga salários em atraso

O processo de pagamento de dois meses de salários em atraso (Março e Abril) e de indemnização dos trabalhadores da empresa de biocombustíveis de Bilene, a ENERGEM, localizada na província de Gaza, Sul de Moçambique, foi concluído na quarta-feira, depois desta ter desembolsado cerca de 4.5milhoes de Meticais, pouco mais de 130 mil dólares norte-americanos para o efeito.

Trata-se de 297 trabalhadores efectivos que, segundo um comunicado do Ministério moçambicano do Trabalho, ainda não tinham recebido os seus salários, alegadamente por dificuldades financeiras, porque a empresa ainda não se encontra na fase de produção de biocombustíveis, mas sim de desenvolvimento dos dois mil hectares da jatrofa plantada em Bilene.

A ENERGEM, de capitais sul-africanos e britânicos, e que afasta a hipótese de declaração de falência, está presentemente à procura de outros parceiros visando o relançamento e viabilização do projecto e, numa concertação com o Governo (através das Direcções Provinciais das Finanças, Trabalho, Agricultura e dos Governos Distrital de Bilene e Provincial de Gaza), decidiu indemnizar os trabalhadores, enquanto se aguarda pelo evoluir da situação. Neste contexto, a empresa já canalizou os descontos dos trabalhadores que estavam em falta ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), num montante global de 1.758.000,00 Meticais.

Apenas nove trabalhadores (também já indemnizados e agora com novo contrato) permanecerão na empresa para a segurança das instalações e do equipamento de produção, enquanto decorre o processo de relançamento da empresa, podendo esta recorrer aos mesmos trabalhadores dispensados já com outros contratos, se assim o entender. Entretanto, já há informações indicando que uma firma estrangeira a operar na Província de Manica mostrouse interessada em entrar no consórcio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!