Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em Nampula, IFEA gradua primeiros cursantes

O Instituto de Formação de Educadores de Adultos (IFEA), na cidade de Nampula, graduou recentemente o seu primeiro grupo de profissionais do nível médio desde a sua transformação para a categoria. Foram graduados pelo IFEA de Mutauanha 57 estudantes, de um total de 60 estudantes inscritos no começo do curso.

Os restantes não conseguiram um aproveitamento pedagógico aceitável para a formação. A cerimónia foi dirigida pela vice-ministra da Educação Leda Hugo, a qual mostrou a importância que este curso tem para as comunidades, no que se refere à erradicação do analfabetismo e a melhoria e aumento do nível dos cidadãos com educação formal. Hugo disse ainda que, com os graduados, as comunidades vão aprender a ler e escrever, o que vai ajudar na gestão de seus negócios.

Para Páscoa de Azevedo, director provincial de Educação em Nampula, com o grupo que concluiu com a sua formação, o sector que dirige estará a ultrapassar de forma paulatina a problemática da falta de educadores de adultos naquele ponto do país, o que vai contribuir no cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, dos quais consta uma educação de qualidade para até 2015.

A participação massiva das mulheres nos centros de Alfabetização e Educação de Adultos, naquele ponto do país, é uma das satisfações avançadas por Azevedo, enaltecendo, assim, os que dão a vida para a concretização do propósito.

Os graduados, vão trabalhar em quase toda a província de Nampula, daí que os desafios são enormes, na medida em que o desequilíbrio social é notório de canto a canto daquele ponto do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!