A República Popular da China vai conceder assistência militar às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) no valor de 3 milhões de dólares norte americanos, em 2011.
O valor será drenado na aquisição de equipamentos diversos, em particular, para o apetrechamento do bloco operatório do Hospital Militar de Maputo e outro material para o aquartelamento das tropas das FADM.
Segundo um comunicado do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique (MDN), recebido hoje pela redacção da AIM, o referido equipamento deverá ser adquirido na China.
Para a materialização da assistência, os governos dos dois países, rubricaram, esta semana, naquele país asiático, um protocolo de entendimento.
O comunicado refere ainda que o acordo se inscreve no quadro do reforço das relações bilaterais no domínio de defesa entre Moçambique e a República Popular da China.
A assistência faz parte das doações anuais daquele país a Moçambique para o sector de defesa. Em Abril último, o Ministério da Defesa recebeu diverso equipamento agrícola chinês que visa reforçar o programa de logística de produção nas FADM.