Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eleitores votam em massa em Conakry

Os eleitores de Conakry começaram, domingo de manhã, a deslocar-se massivamente às assembleias de voto para escolher o novo Presidente da República entre os candidatos Cellou Dalein Diallo e o professor Alpha Condé na segunda volta das eleições, constatou a PANA.

Cerca de quatro milhões e 200 mil eleitores deverão votar na segunda volta das eleições presidenciais depois da primeira volta em junho passado, durante a qual Cellou Diallo obteve 43 porcento e Alpha Condé 18,63 porcento dos votos. Vários eleitores exprimiram a sua satisfação de poder votar depois de numerosos adiamentos devidos a dificuldades técnicas anunciadas pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), a mudança do seu presidente, bem como o clima tenso da situação sociopolítica no país.

Os dois candidatos deploraram as violências que mancharam a campanha fazendo mortos e feridos e exortaram os seus militantes à calma e à disciplina. Cellou Diallo e Alpha Condé assinaram, a 3 de setembro último em Ouagadougou, um código de boa conduta, sob a égide do Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na crise guineense.

O Governo da Guiné-Conakry, que decidiu encerrar as fronteiras até o fim do escrutínio, pôs o Exército em estado de alerta e instou a Polícia e a Gendarmaria a velar pela segurança das pessoas e dos seus bens.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!