Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

El Salvador abre embaixada em Havana após quase meio século

O governo salvadorenho inaugurou, no sábado, sua embaixada em Havana, depois de 48 anos de ausência, em um momento em que Cuba é alvo de críticas pela situação dos direitos humanos.

“Cuba, seu povo, seu governo merecem ser considerados – como sempre mereceram – como irmãos latino-americanos”, disse o chanceler salvadorenho, Hugo Martínez, ao inaugurar a embaixada e agradecer a atenção que a ilha deu, no passado, a mutilados de guerra de seu país. A abertura da embaixada de El Salvador, último país latino-americano a restabelecer relações com Cuba, em 1º de junho passado, ocorria enquanto no Parlamento Europeu, o departamento de Estado, organizações de direitos humanos e líderes políticos de outros países criticavam a ilha pela situação dos direitos humanos.

Martínez se absteve de comentar estas críticas, desatadas pela morte do dissidente político Orlando Zapata, após uma greve de fome de dois meses e meio. “O mundo em que vivemos deve ter presente um de seus princípios fundamentais: o respeito à soberania e à autodeterminação dos povos”, declarou o chanceler, que esteve acompanhado da primeira-dama salvadorenha, Venda Pignato, secretária de Inclusão Social. Os dois foram recebidos por cerca de uma hora pelo presidente Raúl Castro, com quem conversaram sobre a próxima visita do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, a Havana.

Representantes dos dois países assinaram três acordos: para a colaboração técnico-científica, a supressão bilateral de vistos para passaportes diplomáticos e oficiais, bem como um memorando para o estabelecimento de um mecanismo de consultas políticas entre as duas chancelarias. Martínez é o segundo alto funcionário do governo esquerdista de Funes a visitar a ilha, após a viagem, em dezembro, do vice-presidente, Salvador Sánchez. Cuba abriu sua embaixada em San Salvador em 8 de janeiro passado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!