Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EDM substitui linhas, isoladores e postes obsoletos

A empresa pública moçambicana de distribuição de Electricidade (EDM) está substituir linhas, isoladores e postes em estado precário na cidade de Maputo, a capital do país. A substituição ocorre no âmbito dos trabalhos em curso para reforçar a rede de distribuição de energia de média tensão, onde serão, igualmente, lançados novos cabos para os circuitos críticos já identificados.

No quadro do projecto de reabilitação e reforço da rede de Maputo já foi substituído o material obsoleto ao longo do troço compreendido entre a subestação da Revista Tempo, na avenida Ahmed Sékou Touré, e o posto de Seccionamento da Base N’tchinga, no bairro da Coop. Presentemente decorrem trabalhos de escavações nas avenidas Filipe Samuel Magaia, nas proximidades do Hotel Moçambicano, e Ahmed Sekou Touré, perto da agencia da TDM, no bairro Central, para o lançamento de novos cabos.

Sem estas intervenções, a cidade de Maputo continuaria exposto a interrupções no fornecimento de energia por avaria nas caixas de junção e estado obsoleto dos cabos. Estas reparações surgem depois do registo de avarias relevantes ocorridas na rede de distribuição de média tensão na zona de cimento da Cidade do Maputo ao longo das últimas duas semanas, que resultou na restrição de electricidade nas zonas da Baixa da cidade, da Praça da OMM, do bairro da Coop e do Alto Maé.

A EDM aponta como causa para a falta de energia nesses zonas a vulnerabilidade dos cabos de média tensão, com isolamento de papel e refrigeração a óleo, lançados há mais de 40 anos, cujas características já não se adequam á actual demanda de potência resultante do crescimento da Cidade de Maputo. Outra causa das avarias é a proliferação de caixas de junção nos cabos de média tensão, resultantes de inúmeras e anteriores intervenções de técnicos das redes para reparação de avarias.

A EDM, através de um comunicado de imprensa recebido pela AIM, diz que assegura que todos esforços serão desenvolvidos pelas suas equipas técnicas para que as avarias ocorridas na sequência destes trabalhos sejam reparadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!