A Electricidade de Moçambique informa que queimadas descontroladas têm provocado perturbações ao longo dos últimos dias, no fornecimento de energia eléctrica na Linha Centro-Norte, que fornece as provincias de Nampula, Zambezia, Niassa e Tete.
Com o intuito de conhecer com exactidão a situação no terreno e fazer uma avaliação detalhada, durante a manhã de segunda-feira, uma das equipas técnicas de prevenção da Electricidade de Moçambique levou a cabo uma acção de avaliação em dois troços da Linha Centro-Norte, mais concretamente nas linhas Mutarara-Chimuara e Chimuara-Mocuba. Esta acção visava a constatação no terreno, através de meios aéreos, do estado das referidas linhas.
Foi constatado que o troço Chimuara-Mocuba encontra-se em bastante mau estado devido as queimadas por baixo da linha, sobretudo nas zonas de Sambalendo, Zero, Mocobezi, Lualua, Momed, Licuari, Naciaia, Malei e nas próximidades do Rio Licungo. Quanto ao troço Mutarara-Chimuara, a situação não é tão grave, apesar de ser bastante preocupante, pois apenas foram observadas queimadas entre o Rio Chire e a Subestação de Chimuara.
Face a esta situação, a Electricidade de Moçambique apela mais uma vez às comunidades para evitarem este tipo de acções que afecta gravemente o sistema de transporte de energia eléctrica. Pelos transtornos que as interrupções do sistema provoca aos consumidores das zonas afectadas, a Electricidade de Moçambique apresenta as suas sinceras desculpas e agradece a compreensão de todos.