Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EDM distinguida Melhor Marca Moçambicana

A Empresa Pública Electricidade de Moçambique EDM-EP tornou-se em 2010 a Melhor Marca de Moçambique no sector da Energia e a Terceira Melhor Marca no Ranking Geral, logo a seguir a duas marcas internacionais, nomeadamente a Nestlé e a Nokia, pelo que passou a ser a Melhor Marca Moçambicana.

Estes resultados do Ranking das Melhores Marcas de Moçambique foram anunciados numa cerimónia recente, realizada em Maputo. Na ocasião foi indicado que a marca EDM conquistou no BPI (Brand Potential Index) Global 81,2 pontos, com 100 por cento de notoriedade e 97 por cento de qualidade de notoriedade.

A Intercampus, empresa do Grupo GfK, foi a que lançou o Ranking das Melhores Marcas de Moçambique, baseado na avaliação da percepção dos consumidores moçambicanos. A avaliação de 2010 abrangeu 20 sectores de actividade, tendo sido avaliadas 174 marcas através de 15.149 entrevistas válidas a nível nacional em duas fases.

Segundo O Autarca apurou, o projecto incluiu, para além do estudo que avaliou as 174 marcas em Moçambique, um programa de televisão, um website (www.mmm.co.mz), um workshop e uma revista com o objectivo de despertar o investimento em projectos que acrescentem valor interno para o País.

O objectivo é o de informar o mercado sobre as novidades nos segmentos de brand, marketing, estratégia, research e as principais ferramentas indispensáveis para tornar uma marca credível e de sucesso.

O valor das marcas é calculado através da ferramenta Brand Potential Index (BPI), premiada por duas vezes em Congressos da ESOMAR, Associação Mundial dos Profissionais de Market Research, um índice que permite medir o valor da marca e o seu grau de atractividade, numa avaliação de oito sectores: desporto, eventos, telecomunicações, banca e seguros, bebidas, energia e combustíveis, fast moving consumer goods (FMCG) e electrodomésticos.

Para Luís Couto, director-geral da Intercampus em Moçambique, “este projecto pretende contribuir para o desenvolvimento da área de marketing e marcas e dar relevância aos profissionais de marketing moçambicanos”.

Os resultados finais assinalam que a marca EDM avaliada pelos moçambicanos possui as notoriedades mais elevadas e, sobretudo, uma boa imagem junto de quem conhece a marca.

O sector de energia, do qual a marca EDM se colocou em primeiro lugar, é um dos melhor posicionados no Ranking, podendo concluir-se através dos resultados atributos fortes, como identificação, confiança, empatia e lealdade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!