Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

É importante a educação da rapariga

“As Organizações da Sociedade Civil devem esforçar-se para desempenhar o seu papel na educação da rapariga”, disse a especialista em educação, Rebeca Rogers.

Rebeca falava em vídeo-conferência organizada, quinta-feira, pelos serviços culturais da Embaixada dos EUA, em Moçambique, em alusão ao mês da mulher norte-americana, que se assinala no mês de Março e da mulher moçambicana, em Abril.

Como exemplo de luta pela educação da mulher, Rebeca Rogers, voltou ao tempo, concretamente no início do século XIX, período, esse, em que, nos Estados Unidos, a mulher era educada para ser dona de casa – uma situação que actualmente ainda é uma realidade em algumas regiões de Moçambique.

Sobre a experiência dos EUA, a maior presença da rapariga na escola só foi possível graças aos movimentos feministas que defendiam o direito da mulher à educação.

Como resultado dessa luta, 80 porcento dos professores nos Estados Unidos passaram a ser do sexo feminino, embora persistissem algumas dificuldades que foram limadas a partir de 1960, através de movimentos cívicos.

Em relação à África no geral, Rebeca Rogers disse ser importante reconhecer os avanços registados em matérias ligadas à educação da mulher, mas é necessário que exista uma visão crítica em relação aos progressos observados.

Rogers é professora de história da educação na Université Paris Descartes, na França. Como especialista franco-americana na história da educação da rapariga tem publicado livros que abordam o assunto.

A vídeo-conferência contou com a presença de várias pessoas, entre elas estudantes de várias instituições de ensino e representantes de organizações que lutam para a promoção da rapariga na sociedade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!