Hoje (7), a equipa masculina de basquetebol do Maxaquene recebe o Desportivo. A partida será às 20h30 no pavilhão dos tricolores. O jogo promete ser emocionante já que se trata de um derby enquadrado no torneio “O Treinador”, uma competição da Associação Moçambicana de Treinadores de Basquetebol.
Efectivamente, a prova visa, fundamentalmente, rodar os jogadores e permitir aos treinadores um conhecimento atempado dos seus pupilos e ensaiar estratégias de jogo, tendo em perspectiva as competições de maior quilate, como é o caso do Campeonato da Cidade. No entanto, a avaliar por aquilo que temos estado a observar, o Maxaquene e o Desportivo farão jus à sua grandeza.
A anteceder o seu desafio estarão frente a frente o Costa do Sol e a Universidade Pedagógica, às 18.45 horas, enquanto o Ferroviário receberá no seu recinto o Matolinhas, a partir das 20.30 horas. Em seniores femininos, está marcado apenas um embate: Ferroviário-Maxaquene, às 18.45, no campo das “locomotivas”. Entretanto, a jornada passada teve como novidade de vulto o facto de a Universidade Pedagógica ter derrotado o gigante Maxaquene por 43-37, enquanto os outros grandes, como lhes competia, destacaram- se.
O Desportivo teve duplo triunfo, primeiro frente à Universidade Pedagógica por 65-57 e, depois, batendo o Matolinhas pela marca de 60- 49. Igualmente, o Ferroviário ganhou em duas ocasiões: 59- 43 ao Matolinhas e 59-53 ao Costa do Sol. Enquanto isso, os treinadores da cidade de Maputo reúnemse hoje, às 18.00 horas, na sede da Associação, com o propósito de analisarem a proposta do Regulamento Técnico Pedagógico para os escalões de formação e sugestões para a calendarização da época 2010 também nestes escalões.