As autoridades do sector da Juventude e Desportos, a nível da província de Nampula (DPJD), reafirmam-se empenhadas em acções de busca de parcerias junto das entidades públicas e privadas para, entre outros objectivos, consolidar sinergias de operacionazação do desporto no âmbito do Plano Económico e Social 2011.
Continuar com acções de desenvolvimento do desporto, cujos desafios se centram na consolidação do movimento associativo figuram entre os grandes desafios da direcção provincial da Juventude e Desportos de Nampula.
Ângela Maria Reane, directora provincial da Juventude e Desportos, sublinhou que, para materialização desses desafios, vão ser desenvolvidas, a partir do presente ano e em parceria com a Associação Provincial de Futebol, acções visando a formação de árbitros e treinadores de futebol.
Para além de outra formação que contará com o apoio da delegação de Nampula da Universidade Pedagógica e contemplará técnicos de Voleibol de Praia.
Reane referiu, ainda, que além de estabelecer programas desportivos para os centros infantários e de reclusão, são desafios da sua instituição implementar actividades desportivas para a mulher e para a pessoa portadora de deficiência.
Observou, por outro lado, que no quadro dos planos de urbanização das grandes vilas e cidades, há toda necessidade de os governos distritiais e municipais reservarem parcelas de terra para construção de infraestruturas desportivas.