Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dor na hora de fazer sexo pode ser doença

Dor na hora de fazer sexo pode ser doença

Vida Sexual

Na relação sexual, as duas pessoas envolvidas aproveitam ao máximo os momentos de prazer. Errado. Mas nem sempre é isso o que acontece. Muitas vezes a “hora H” pode ser acompanhada de dores durante a penetração ou no coito, a chamada dispa reunia. É preciso ficar atento, pois os incómodos podem ter origem psicológica, mas em muitos casos podem ser o indício de doenças que podem resultar até mesmo na esterilidade.

Dispareunia é um dos distúrbios, entre outros, das disfunções sexuais femininas e podem ser de dois tipos: dispa-reunia de penetração e dispa-reunia de profundidade. Para alguns ginecologistas, a dispareunia pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. “É um tipo de disfunção sexual que pode estar relacionado a bactérias, infecções ou parasitoses presentes na vagina ou no pénis”, explicam.

 

É necessário um exame físico minucioso para identificar as áreas dolorosas e verificar se existem alterações da anatomia e a presença ou não de lesões vulvares. A dispa-reunia geralmente tem causas orgânicas. Os factores psicológicos também podem estar associados, mas têm mais relação com o chamado vaginismo, ou seja, a contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração.

 

Tratamento

Os progressivos avanços na indústria farmacêutica e a crescente sensibilidade de alguns profissionais de saúde quanto à sexualidade feminina são factores importantes para ajudar a solucionar o problema. O tratamento depende do tipo de disfunção sexual, que deve ser avaliada e orientada por um ginecologista. A falta tratamento levar a mulher a angústia pessoal, podendo influenciar tanto nas relações entre parceiros quanto na sua qualidade de vida. Se a origem dos problemas forem bactérias ou infecções, a mulher pode até mesmo ficar estéril se não cuidar-se o mais rápido possível.

 

O que causa a dispareunia?

Factores Orgânicos:

  • Infecções genitais, a exemplo da candidíase (monilíase), tricomoníase, entre outras
  • Doenças de pele na região genital: foliculite, pediculose púbica (“chato”), psoríase
  • Doenças sexualmente transmissíveis, como cancro mole, granuloma inguinal
  • Infecção ou irritação do clítoris
  • Doenças que acometem o ânus
  • Irritação ou infecção urinária
  • Nos homens, pode-se destacar a fimose, doenças de pele, herpes genital, doenças do testículo e da próstata

Factores Psicológicos:

  • Dificuldade em compreender e aceitar a sexualidade de uma maneira saudável ou sentimento de culpa
  • Crenças morais e religiosas muito rígidas
  • Medos e tabus irracionais com relação ao sexo
  • Falta de informação
  • Traumas infantis relacionados à sexualidade.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!