Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dois garimpeiros zimbabweanos morrem soterrados em Manica

Dois garimpeiros de origem zimbabweana morreram soterrados numa mina de ouro na região fronteiriça de Muthsinza, na província central de Manica, quando extraíam ilegalmente o minério naquela parcela de Moçambique.

Bartolomeu Amone, chefe da secção de imprensa no comando da polícia em Manica, disse que os dois cidadãos, oriundos de Harare, a capital do Zimbabwe, morreram quando uma porção de terra desabou sobre eles, numa mina a céu aberto.

“O incidente ocorreu, Segunda-feira, quando os dois cidadãos em plena acção de garimpo foram surpreendidos com o desabamento de terra e ficaram soterrados”, explicou Bartolomeu Amone, citado pela principal emissora de radiodifusão moçambicana, a RM.

Depois do acidente, apenas uma vítima foi identificada depois de um trabalho conjunto das autoridades policiais moçambicanas e zimbabweanas, que desaconselham a prática do garimpo e tentam combater a actividade na extensa fronteira entre os dois países vizinhos.

“Principalmente em tempo chuvoso, a estrutura das minas é débil. Continuamos a fazer um trabalho conjunto com as autoridades mineiras para desencorajar a prática do garimpo na província de Manica”, disse Bartolomeu Amone.

Os corpos dos dois garimpeiros já foram transladados para a província de ManicaLand (Mutare), na vizinha República do Zimbabwe.

A extracção desregrada de ouro em Manica, província fértil em recursos minerais, tem atraído vários estrangeiros para a região que, geralmente, extraem ou compram os recursos para depois os contrabandear.

Em Janeiro último, uma operação policial deteve e repatriou 40 garimpeiros zimbabweanos que extraiam ouro de forma ilegal no distrito de Manica.

Na mesma acção foram retidos 150 moçambicanos e apreendido material usado para o garimpo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!