Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

DOENTES DE SIDA ASSUMEM PAPEL DE EDUCADORES EM SAÚDE PÚBLICA

Catorze funcionários, que se identificaram como infectados pelo HIV SIDA na Direcção Provincial da Agricultura de Nampula, estão a liderar o processo de sensibilização para a prevenção e combate daquela enfermidade ao nível da sua instituição.

O programa enquadra-se na Estratégia Nacional de Combate ao SIDA, na qual todas as instituições, quer públicas como privadas, são convidadas a participar, por forma a contribuir na mitigação dos efeitos negativos daquela pandemia. Em contacto com a nossa equipa de reportagem, aqueles funcionários garantiram que vão continuar a promover acções de educação no seio dos seus colegas, aparentemente saudáveis.

As actividades têm a ver com o aconselhamento para a testagem voluntária, fidelidade em relação aos seus parceiros sexuais, incluindo o uso de preservativo nas relações sexuais ocasionais. As nossas fontes consideram que a sua experiência deveria ser seguida por outras instituições de modo a travar o aumento de infecções ao nível do sector público, que, por sinal, alberga maior número dos trabalhadores.

Temos que quebrar o silêncio e servirmos de exemplos na transmissão de mensagens educativas aos nossos colegas que, felizmente, não contraíram esta doença. Disse um dos funcionários, ao nosso matutino. Dados oficiais fornecidos pelo director provincial da Agricultura, José Varimelo indicam, ainda, que até finais do primeiro semestre deste ano, haviam sido distribuídos 45 mil preservativos aos funcionários daquela instituição e a alguns produtores, num projecto que contempla a administração de cestas básicas aos trabalhadores infectados.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!