Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…Doenças podem ser transmitidas ao bebé?

Boa tarde a verdade, tenho 28 anos. O meu muito obrigado pela vossa atenção ao responderem cabalmente à minha dúvida, vou seguir à risca as dicas por vós dadas. Tenho outra dúvida, a minha esposa está grávida: As doenças de transmissão sexual como ITS e DTS`s podem infectar o bebé durante a gravidez? Aguardo pela resposta com muita expectativa!

Meu amigo, gostaria de te congratular por te preocupares com o estado de saúde da tua mulher. Não é frequente! Vou directo à tua pergunta: as ITS podem sim AFECTAR e INFECTAR o bebé durante a gravidez. Quando uma mulher está grávida, o feto fica “guardado e protegido”dentro de um saco gestacional. A comunicação entre o que ocorre com a mãe e o bebé é feita através da placenta, que passa para o feto.

De forma geral, o filtro da placenta é capaz de evitar a passagem de organismos maléficos, mas há alguns organismos e substâncias que podem passar para o feto. O HIV, por ser um vírus que circula no sangue, pode e quase sempre passa para o feto através da placenta.

Já as infecções de transmissão sexual que se mantêm apenas no canal vaginal e cervical não se alastram para todo o organismo da mulher através da placenta para o feto, mas podem causar, se não tratadas, a interrupção involuntária da gravidez. Nem todas são tão graves, mas só o/a médico/a ginecologista- obstetra te pode dizer se a infecção é ou não grave. Por isso, eu sugiro que tu e a tua mulher:

 1) na próxima consulta de pré-natal (os homens podem ir às consultas de pré-natal), apresentem a vossa preocupação ao médico ou agente de saúde e peçam para que este solicite testes no laboratório para se saber que tipo de infecção é que é (incluindo o HIV);

2) assim que detectada a infecção, OS DOIS DEVEM FAZER O TRATAMENTO; e

3) durante o tratamento e para o resto da gravidez usem o preservativo para evitar a reinfecção.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!