Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…Circuncisão e o SIDA

Será que é verdade que uma pessoa que fez circuncisão não apanha o SIDA?

Olá caro amigo. Eish, a tua pergunta é pesada, mas já havíamos falado um pouco na edição anterior do jornal @verdade! Mas vamos lá. Em primeiro lugar, queria clarificar o seguinte: existe aquilo que nós chamamos de HIV.

O HIV é o VÍRUS que passa para o sangue de uma pessoa quando esta faz sexo sem protecção com uma pessoa infectada, quando usamos objectos cortantes não esterilizado e em alguns casos de mãe para filho… o SIDA é o estado avançado da infecção pelo HIV, isto é, quando o VÍRUS HIV já contaminou todas as células saudáveis da pessoa.

 A circuncisão masculina é o acto de retirar o prepúcio, aquele pedaço de pele que cobre a glande no pénis (parece um saquinho), que é geralmente utilizado como um ritual de passagem para os homens, mas principalmente para garantir a higiene genital do homem. A retirada do prepúcio não significa que a pessoa fica isenta de apanhar doenças de transmissão sexual, como o HIV, apenas garante a higiene no pénis.

 Muitas doenças de transmissão sexual encontram um campo fértil para contaminação em pessoas que não são higiénicas. Escondidas dentro daquela pele ficam bactérias e outros organismos maléficos para a saúde. É por isso que se recomenda que os homens façam a circuncisão. Mas nem a circuncisão e nem a limpeza rigorosa do prepúcio chegam a ser os métodos de prevenção de Infecções de Transmissão Sexual como o HIV. A melhor forma de EVITAR MESMO a transmissão é a utilização do Preservativo masculino ou feminino. Por isso eu sugiro que:

1) te protejas SEMPRE das doenças utilizando o preservativo;

2) faças o teste para saberes se estás ou não infectado pelo HIV.

Segura o teu futuro nas tuas mãos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!