Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Doença estranha mata 20 pessoas em Tete

A doença estranha que eclodiu no distrito de Tsangano, província de Tete, na zona centro de Moçambique, em meados do mês de Maio último, já matou 20 pessoas e afecta, neste momento, outras 142, segundo noticiou a Televisão pública, TVM. Esta doença está a preocupar as autoridades da Saúde locais, uma vez que até agora, a mesma não é conhecida.

De referir que as autoridades sanitárias ainda estão a espera dos resultados das análises laboratoriais das amostras enviadas para a vizinha África do Sul. A referida doença afecta o sistema nervoso central e é caracterizada, na sua fase inicial, por sintomas semelhantes aos da malária, dores abdominais, e perda de voz, já no seu estado avançado. Não conhecendo as reais causas da doença, a equipa de médicos (nacionais e estrangeiros) em actividade naquela unidade sanitária limita-se a fornecer antibióticos aos doentes.

Por essa razão, o sector da saúde, em parceria com outras entidades relevantes, incluindo líderes comunitários, está a desencadear uma campanha de saneamento do meio nas comunidades afectadas pela doença, medidas que parece não terem sido tomadas preventivamente. Existem suspeitas de que a doença possa ter eclodido em Maujete, uma zona de Tsangano, na província de Tete, que está desprovida de unidade sanitária. Os doentes foram evacuados para um hospital do distrito de Neno, no vizinho Malawi para cuidados médicos. A província de Tete faz fronteira com o Malawi.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!