O Fundo de Energia (FUNAE) é considerado, pelo governo moçambicano, o fundo mais presente nos distritos de Moçambique e que apresenta resultados palpáveis. semestre deste ano, segundo o projecto da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), responsável pela distribuição de energia no país. Assim, a província de Tete será a segunda com todos os distritos ligados a rede nacional de energia eléctrica, depois de Maputo, no sul do país.
Nos últimos três anos foram electrificados os distritos de Chifunde, Macanga, Magoe, Mange, Maravia, Tsangano num investimento de 34 milhões de dólares norte-americanos, um pacote que inclui a ligação de Zumbo, ainda em curso. Com a conclusão da electrificação do distrito de Zumbo, o consumo de energia na província de Tete vai subir para 14 megawatts.
A electrificação de todos os distritos de Tete também terá um impacto significativo na actividade económica desta província. A AIM apurou que algumas empresas chegavam a ter dentro das suas instalações depósitos de combustível com uma capacidade superior a 20 mil litros de diesel para manter os seus geradores a funcionar ininterruptamente, ou seja, durante 24 horas por dia.