Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Disponibilidade da energia eléctrica deverá aumentar em 18% no Sul do país até 2019

O abastecimento de energia eléctrica no Sul de Moçambique deverá aumentar em 18%, em média, até 2019, fruto da construção da central térmica de ciclo combinado de cerca de 100 megawatts de energia a gás, na cidade de Maputo.

Este incremento resultará da aplicação do financiamento da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) no valor de USD 172 milhões e a quantidade a ser gerada representará um terço do consumo actual da rede eléctrica da cidade de Maputo, segundo apurou esta segunda-feira o Correio da manhã junto da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).

A fonte acrescentou que a obra deverá contribuir para o melhoramento da qualidade de energia fornecida às populações e empreendimentos socioeconómicos do Sul de Moçambique.

Os fundos deste empréstimo serão destinados aos serviços de engenharia, aquisição de equipamentos e obras de construção da central e o empréstimo terá maturidade de 40 anos com o período de carência de 10 anos e um período de devolução de 30 anos.

Segundo ainda os termos de contrato de financiamento, a operação e manutenção da central serão apoiadas por um contrato de serviço de longo prazo para a transferência técnica para a empresa EDM, devendo esta ser também responsável pelo investimento para garantir a durabilidade das infra-estruturas em causa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!