Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PIB com crescimento anual de 8,1% no 3o trimestre de 2013

O Produto Interno Bruto de Moçambique registou um crescimento anual de 8,1%, no terceiro trimestre de 2013, representando uma queda em 30 pontos-base face ao nível registado no anterior 2o trimestre, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A actividade económica no período em análise foi sustentada pelo sector terciário que cresceu em 8,8%, contra 8,6% no trimestre anterior e reflectiu a contribuição do sector dos transportes e comunicações que expandiu em 18,4%, após 15,5% no segundo trimestre de 2013, segundo ainda o INE.

A mesma instituição refere ainda que o sector primário cresceu em7%, impulsionado pela indústria extractiva que registou no período em aná- lise uma expansão estimada em 21,4%, após 33,2% no trimestre anterior e 44,4% em igual período de 2012.

Sector privado & défice da conta corrente

Por seu turno e segundo dados preliminares das contas monetárias, em Novembro último, o endividamento do sector privado junto do sistema bancário nacional ascendeu a 150.459,2 milhões de meticais, traduzindo um aumento mensal de 5092,7 milhões de meticais, o correspondente a um incremento estimado em 3,5%.

Enquanto isso, o défice da conta corrente atingiu cerca de 3596,5 milhões de dólares, igualmente no terceiro trimestre de 2013, representando uma redução de 15,2% quando comparado com igual período de 2012, situação explicada pela melhoria em 75,4% do superavit das transferências correntes e pela melhoria da conta parcial de serviços, cujo défice reduziu em 29%, para 1682 milhões de dólares, segundo o Banco de Moçambique.

Refira-se, entretanto, que o Governo fixou em 6,4% a taxa anual da inflação a ser atingida em 2014 e um crescimento real do PIB de 8%, enquanto a posição de reservas internacionais deverá ser de quatro meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!