Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Direcção da Saúde de Nampula “chumba” bloco operatório do Centro de Saúde de Namitatari

A Direcção Provincial da Saúde de Nampula recusou receber o bloco operatório do Centro de Saúde de Namitatari, no distrito de Mussuril, alegadamente porque a sua construção não obedeceu os padrões internacionais exigidas para o seu funcionamento.

A unidade sanitária de Namitatari foi construída pelas Irmãs Franciscana da Ilha de Moçambique, com o apoio da embaixada da Espanha, para satisfazer o pedido da população daquela parcela do país que percorria entre 25 e 45 quilómetros para aceder aos serviços médicos. Trata-se de um centro de saúde que realiza diversas consulta e tem uma capacidade de internamento de 26 camas, das quais 18 nas enfermarias e as restantes na maternidade.

A porta-voz da Direcção Provincial da Saúde de Nampula, Joselina Calavete, disse que a construção de um centro de saúde que tenha um bloco operatório deve ser antecedida por uma apresentação de um projecto submetido à Direcção Provincial de Saúde. Esta, por sua vez, remete o plano ao Ministério da Saúde para aprovação. Entretanto, as Irmãs Franciscanas não seguiram estes passos.

“Um bloco operatório não deve ser improvisado como se fosse uma sala de consultas ou um refeitório, é preciso que reúna condições que garantam um bom funcionamento”, disse Joselina.

Para além da infra-estrutura que supostamente não está em condições de ser utilizada, a fonte disse que não há técnicos para os serviços que serão prestados porque quando se construiu o Centro de Saúde de Namitatari não se projectou nenhum bloco operatório.

“Aceitamos que se construa unidades sanitárias nesta província, mas o que não queremos é a falta de observância dos padrões exigidos neste tipo de trabalho”, afirmou a porta-voz.

Entretanto, neste momento, a província de Nampula tem cinco blocos operatórios, nomeadamente nos hospitais Central de Nampula, Geral de Marrere, distritais de Angoche, Moma e Erate. Refira-se que o Centro de Saúde de Namitatari foi inaugurado em meados de Abril do ano passado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!