Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OTM-CS pede uma segurança social condigna para os trabalhadores

A Organização dos Trabalhadores de Moçambicanos – Central Sindical (OTM-CS) lançou, esta Quarta-feira (24), em Maputo, a campanha para as comemorações do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, que este ano se celebra sob o lema “Sindicatos por um Sistema de Segurança Social ao Serviço dos Trabalhadores”. Neste contexto, a agremiação diz que pretende exigir do Governo a criação de políticas de implementação de uma segurança social que satisfaça os anseios da classe operária.

O secretário-geral da OTM-CS, Alexandre Munguambe, disse que é preciso que o Executivo introduza reformas no sistema de segurança social, nos serviços, na gestão da governação e haja revisão do Estatuto Orgânico do Instituo Nacional de Segurança Social (INSS) com vista a assegurar o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

Segundo a fonte, o 1º de Maio deste ano deve servir também para a divulgação das decisões tomadas no VI Congresso da OTM-CS e reflexão sobre a implementação da estratégia do diálogo social e do trabalho digno no país. “Devemos exigir o combate à criminalidade e corrupção, exigir transparência nos contratos de exploração dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento social, implementação de políticas de emprego seguro, duradouro e que se observe a justiça salarial.”

Munguambe apela às entidades empregadoras para que criem igualmente condições de participação condigna dos trabalhadores nas comemorações do seu dia e usem a efeméride como pretexto para melhorarem as condições laborais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!