Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diários dos X Jogos Africanos: Argélia vence Camarões e conquista a medalha de ouro

Diários dos X Jogos Africanos: Argélia vence Camarões e conquista a medalha de ouro

A final colocou frente a frente duas selecções que já se haviam defrontado na fase de grupos, tendo a Argélia, nessa partida, derrotado os Camarões por 3-1. Finda a fase de grupos, a Argélia ocupou a 1ª posição do grupo B e os Camarões ficaram na segunda, podendo, deste modo, lutar pelo ouro.

Nas semi-finais, as camaronesas defrontaram uma aguerrida formação queniana, cujo resultado foi uma vitória das primeiras por 3-1, com os parciais de 24-26, 25-22, 31-29 e 25-20 no derradeiro set. Sendo a primeira selecção a qualificar-se para as finais, no jogo a seguir as argelinas defrontaram as nigerianas e, sem grandes dificuldades, venceram por 3-0, conhecendo-se, desde então, as finalistas do voleibol feminino da 10ª edição dos Jogos Africanos, sendo que a derradeira partida se realizaria no feriado nacional, 7 de Setembro, dia em que se celebra a assinatura dos Acordos de Lusaka. O jogo da final começou 30 minutos depois do fim da partida em que a selecção nacional do Quénia derrotara a Nigéria por 3-0 (1º set 25-14, 25-15, 25-18), conquistando com este feito a medalha de bronze.

O jogo começa com as argelinas a servirem e com os Camarões a darem boa impressão, inaugurando o marcador com um potente remate da nº3 RolineTatchou, jogadora do INJS dos Camarões (4º lugar no Africano de clubes em voleibol feminino), vantagem que durou dois minutos, quando as argelinas deram volta ao resultado e começaram a dominar a partida. No primeiro tempo técnico a diferença entre as duas equipas era de 3 pontos, 5-8, com vantagem para a Argélia. Quando decorriam 10 minutos, 2º tempo técnico da partida, a vantagem era da Argélia, que comandava com 5 pontos de diferença, 11-16. No retomar da partida, as argelinas dilatam a vantagem aproveitando as constantes falhas de recepção de serviço das camaronesas, ficando o marcador a 14-25. Vencia deste modo a Argélia o primeiro set.

No início do 2º set, as camaronesas entram com outro espírito, controlando a partida, e tendo conseguido uma vantagem de 5 pontos, 19-14. Contudo, erros consecutivos nos bloqueios, e a falta de comunicação entre a nº 2 Nana Tchoudjang e a nº 4 GuesdoBoum permitiram que as argelinas virassem o jogo a seu favor, tendo ficado o set final em 23-25, e este sido o mais renhido da partida. Bastava a Argélia vencer o set seguinte para arrecadar a medalha de ouro. No terceiro período, as argelinas entraram confiantes na vitória marcando os três primeiros pontos do set, contudo encontraram as camaronesas dispostas a dar o seu máximo para virar o resultado, facto que conseguiram, tendo vencido o set por uma diferença de 7 pontos, 25-18.

O início do 4º set foi semelhante aos dois primeiros: as camaronesas iniciaram a marcar os 3 primeiros pontos do set, mas depararam com a experiência das argelinas que têm atletas mais rodadas, das quais se destacam FaizaTsabet, Mouni Abderrahim e Fatima Oukazi, todas com 78 internacionalizações. Foram elas que levarem a Argélia a construir uma vantagem de 10 pontos quando decorriam 16 minutos do 4º set.

Os apoiantes da selecção da Argélia, quer atletas de basquetebol, assim como a comitiva que a acompanhava, já cantavam vitória. E quando o marcador indicava 24-14, faltando apenas um ponto para a vitória, a nº 8, Zorah Benzalem, desfere um potente remate concretizando aquele que era o ponto que valeu o ouro à Argélia.

Classificação final do torneio feminino:

1. Argélia – MEDALHA DE OURO

2. Camarões – MEDALHA DE PRATA

3. Quénia- MEDALHA DE BRONZE

4. Nigéria

5. Senegal

6. Botswana

7. Seychelles

8. Moçambique

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!