Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ainda não há data para o término da guerra em Moçambique

O debate sobre o cessar-fogo entre o Governo moçambicano e a Renamo continua, mas as delegações, em diálogo político, ainda não têm nenhuma data para o término dos confrontos armados, que nos últimos dois meses circunscrevem-se a região centro do país. Ambos afirmam que tal está dependente do entendimento sobre os termos de referência ainda na mesa de diálogo.

Para a delegação do Governo, depois de se concluir os debates sobre os termos de referência inicialmente propostos pela Renamo e que foram consensualizados por uma comissão de peritos militares de ambas as partes, estarão criadas as condições para o encontro ao mais alto nível entre o Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. E, é neste encontro, segundo o chefe da delegação do Executivo, José Pacheco, que se irá efectivar o cessação das hostilidades.

Por sua vez, a equipa da Renamo, embora reconheça que o cessar-fogo deve ser declarado oficialmente pelo Presidente da República e o líder da Renamo, não dá ênfase a esse encontro por entender que o trabalho que levará a esse objectivo comum e urgente deve ser feito na mesa de diálogo.

Por outro lado, a Renamo deixou transparecer que não há nenhum problema em o seu líder deslocar-se à cidade de Maputo, bastando para o efeito que se criem condições de segurança. “O local para a assinatura do documento final não interessa, pode ser em Maputo ou outro lugar, basta que haja garantia de segurança”, afirmou o chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiane.

 

CONFIRA OS INCIDENTES ARMADOS QUE TEMOS REGISTADO DESDE O INÍCIO DA GUERRA

{jumi [*35]}

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!