A queixa apresentada por Lúcia Xavier Afate, deputada da Assembleia da República e delegada provincial da Renamo em Nampula, contra o jornalista Vasco da Gama, do Magazine Independente é tida por Afonso Dhlakama, líder do maior partido de oposição de Moçambique, como o início de um ciclo de processos judiciais que ele e o seu partido estão a preparar contra alguns profissionais de comunicação social do país.
“A partir de hoje (segunda- feira), iremos processar judicialmente todos os jornalistas que brincarem connosco”, disse Dhlakama, “vou continuar a encorajar os quadros do partido a processarem os jornalistas que publicam mentiras sobre o nosso partido, nos seus jornais”.
O presidente da Renamo evitou citar nomes, contudo Arnaldo Chalaua deputado e porta-voz do partido, mencionou Júlio Paulino, do jornal “O País”, como um dos prováveis alvos pelo facto de este passar o tempo a escrever falsidades contra aquela formação política. Neste momento, Júlio Paulino está proibido de entrar na residência oficial do líder.