Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dez militares morrem na Colômbia durante ataque de guerrilha do ELN

Dez militares morreram, esta Quarta-feira (22), no nordeste da Colômbia num ataque com explosivos atribuído ao Exército de Libertação Nacional (ELN), o mais forte golpe contra as Forças Armadas por parte deste grupo rebelde em mais de dois anos.

O ataque ocorreu numa área rural do município de Chitagá, no departamento de Norte de Santander, que faz fronteira com a Venezuela, num momento em que a organização rebelde mantém conversações exploratórias com o governo do presidente Juan Manuel Santos sobre a possibilidade de iniciar um diálogo de paz.

No mesmo ataque 11 militares ficaram feridos, enquanto que outro foi dado como desaparecido e pode ter sido sequestrado pelos rebeldes, disse o comandante da segunda divisão do Exército, general Juan Pablo Amaya.

“Quero manifestar às famílias desses heróis da pátria a minha mais sentida condolência em meu nome, da minha família e de toda a Colômbia”, disse Santos durante um evento oficial em Cali.

“Sacrificaram a sua vida para que nós, todo o resto dos colombianos, continuemos a viver em paz, continuemos a viver com tranquilidade, para que possamos continuar a avançar”, acrescentou.

O ELN é a segunda maior guerrilha do país e, embora tenha manifestado interesse nas negociações de paz, não faz parte do diálogo em Cuba com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Actualmente, o ELN conta com menos de 3 mil combatentes e é acusado pelas Forças Militares de obter receitas do narcotráfico. Tanto os Estados Unidos como a União Europeia consideram o grupo uma organização terrorista.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!