Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 130 idosos aguardam pela pensão de velhice em Namahiya

Um total de 136 anciões do povoado de Namahiya, antiga base militar da Renamo, no distrito de Muecate, na província de Nampula,  aguardam desesperadamente pelos seus subsídios de apoio social desde 1992, altura em que o Instituto da Acção Social prometeu desembolsar os montantes a que têm direito.

Desde essa data, as pessoas de idade avançada a que nos referimos ainda não receberam nenhum tostão da Acção Social, mas vivem em condições deploráveis, o que se agudiza devido ao facto de não terem mais força física para desenvolver actividades de geração de renda.

Jeremias Amorane, líder comunitário do povoado de Namahiya, disse dos 136 anciãos, 20 têm dificuldades de se locomover e 10 foram abandonados pelas suas famílias por vários motivos não especificados, por isso, são completamente dependentes.

De acordo com a fonte, por várias vezes tentou-se convencer as autoridades da Mulher e da Acção Social a nível do distrito de Muecate para que prestassem o seu apoio a esse grupo vulnerável, mas nunca houve uma resposta favorável.

Para além dos idosos, foram igualmente identificadas mais de 400 crianças orfãs e vulneráveis que carecem de apoio, segundo o líder comunitário de Namahiya, Jeremias Amorane.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!