Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Detidos mais de duas dezenas de imigrantes ilegais em Sofala

A Polícia da República de Moçambique (PRM), deteve, Segunda-feira, no distrito de Machanga, província central de Sofala, 23 imigrantes ilegais de nacionalidade somali quando tentavam atravessar o rio Save, em direcção a Govuro, na província meridional de Inhambane, usando uma canoa.

Sididi Paulo, oficial da Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia em Sofala, disse que os visados, incluindo uma mulher, deverão ser encaminhados brevemente para o Centro de Acolhimento de Refugiados de Maratane na província nortenha de Nampula.

Segundo escreve o matutino “Notícias” na sua edição de Quinta-feira, a PRM não avançou detalhes sobre o assunto, mas suspeita-se que os mesmos poderão ter sido abandonados por alguém que os transportava para algures naquele ponto do país.

Segundo a PRM, a detenção do 23 somalis em Machanga, que foi possível graças a uma denúncia popular, representa o primeiro caso do género que se regista na província de Sofala, pese embora circulem informações dando conta de que diariamente entram ou passam por aquela região várias dezenas de estrangeiros ilegais.

A PRM suspeita que o distrito de Machanga esteja a ser usado como corredor para a entrada de estrangeiros ilegais que buscam melhores condições de vida em Moçambique com destaque para, somalis, bengalis e paquistaneses.

A detenção de imigrantes ilegais acontece numa altura em alguns agentes da PRM estão a contas com as autoridades indiciados de terem facilitado a fuga de alguns refugiados somalis do centro de Maratane, cujo paradeiro ainda e’ incerto.

Nos últimos tempos têm sido registados muitos casos de entrada de estrangeiros ilegais de várias nacionalidades em Moçambique por via terrestre, marítima e aérea.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!