Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Detidos 140 imigrantes ilegais somalis em Nampula

As autoridades policiais na província de Nampula, norte de Moçambique, neutralizaram, na madrugada da última segunda-feira, um grupo de 141 imigrantes ilegais de nacionalidade somali que se faziam transportar em dois camiões, escondidos debaixo de uma lona.

 

 

Segundo reportou a STV (estação televisiva privada moçambicana), os imigrantes ilegais pretendiam fazer-se passar de mercadoria.

“Os estrangeiros em causa eram transportados em dois camiões, ambos da marca Mitsubishi Fuso e com as chapas de inscrição MMP-90-07 e MNP-13-29. Aparentemente, as viaturas em causa transportavam mercadoria” referiu Miguel Bartolomeu, do Gabinete de Relações Públicas no Comando Provincial da PRM, em Nampula.

Segundo Bartolomeu, tratar-se dum grupo de estrangeiros ilegais, supostamente movimentados por uma rede de traficantes de seres humanos, que opera no país e naquele ponto do país em particular.

De referir que os camionistas que transportavam os referidos imigrantes tentaram usar vias alternativas como forma de evitar um posto de controlo policial, uma pretensão que foi inviabilizada uma vez que as autoridades já se haviam apercebido das intenções dos motoristas.

Saíde Omar, motorista de uma das viaturas, disse que, segundo as instruções que recebera, o destino daqueles estrangeiros era a cidade de Chimoio.

Esta apreensão é mais uma evidência de que a imigração ilegal está a ganhar contornos preocupantes, pois, amiúde, nas últimas semanas têm sido reportados casos de um elevado número de imigrantes neutralizados em território moçambicano.

A maioria dos imigrantes ilegais usa Moçambique como ponto de trânsito para a vizinha Africa do Sul, onde pretendem estabelecer residência.

Porém, não se descarta a possibilidade destes indivíduos terem sido movimentados da Somália por uma rede de tráfico de pessoas, que normalmente usa Moçambique com caminho para chegar a África do Sul e de lá darem destino àquelas vidas.

De salientar que, na semana passada, um outro grupo de 97 imigrantes ilegais, igualmente somalis, foi neutralizado em Nampula.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!