Uma cidadã sul-africana encontra-se detida na capital moçambicana depois de ter sido interceptada no Aeroporto Internacional de Maputo transportando cocaína no estômago.
Trata-se de uma jovem identificada pelo nome de E. Maleque, de 24 anos de idade, que foi detida, Segunda-feira, por agentes da Polícia moçambicana (PRM) minutos depois de desembarcar num voo das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), escreve o jornal Notícias.
O porta-voz do Comando da PRM na cidade de Maputo, Orlando Mudumane, disse que a jovem vinha da cidade de São Paulo, Brasil, e transportava cerca de 200 gramas de cocaína em pequenas ampolas.
Em conexão com o caso, a Polícia deteve dois cidadãos nigerianos identificados pelos nomes de S. Ahumaraeze e E. Akunehuezi, que, na altura, estariam a espera da traficante sul-africana.
Contudo, ambos Ahumaraeze e Akunehuezi negam as acusações da Polícia, afirmando que eles são comerciantes da cidade de Maputo.
A cidade de Maputo tornou-se num destino ou posto de trânsito preferido por traficantes de droga, sendo o Aeroporto Internacional de Maputo um dos principais pontos de entrada ou passagem.
Recentemente, registou-se um caso insólito de tráfico de droga, quando uma cidadã moçambicana foi encontrada no terminal internacional de encomendas postais da empresa pública Correios de Moçambique a levantar uma quantidade não especificada de cocaína.