Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Destituída delegada dos INAS em Angoche

A cidade de Angoche viverá, este fim de semana, momentos de festa que se espera seja de arromba na vida da urbe. O facto fica a dever-se à destituição de Ilda Brão das funções de delegada regional do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), tida como uma pessoa de difícil relacionamento ao nível daquela instituição, o que, alegadamente, estava afectar o processo de pagamento de benefício social aos grupos vulneráveis.

O INAS possui um escritório regional em Angoche para garantia de assistência social aos grupos vulneráveis em Moma, Mogovolas e Mogincual, além do distrito anfitrião.

Mas, de há um ano a esta parte, segundo apuramos, o processo de pagamento daquela camada vulnerável vinha sendo caracterizado por dificuldades decorrentes de reiterados atrasos. De recordar que este assunto foi colocado ao Presidente da República, Armando Guebuza, na sua visita ao distrito de Angoche há cerca de dois anos e a medida tomada pelo alto magistrado da nação foi a destituição da delegada em causa, o que só veio a ser cumprida há dias.

As figuras que, alegadamente, eram alvo de perseguição por parte da exdelegada do Inas, segundo dados em nosso poder, são Domingos Omar, secretário da mobilização no comité distrital do partido Frelimo, e Ussene Fernando, director distrital do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Angoche.

De acordo com as nossas fontes, a ausência no posto de trabalho por parte daqueles funcionários devia ser justificada por escrito por parte do partido Frelimo. Outrossim, aqueles funcionários ficaram privados de classificação de desempenho na Função Pública, devido, igualmente, ao seu mau relacionamento com a delegada.

Razão porque tiveram que recorrer à intervenção do governador da província para a correcção da irregularidade.

Informações em nosso poder, apuradas junto da direcção da Mulher e Acção Social em Nampula, referem que foi já indicado um novo delegado regional do INAS em Angoche,proveniente do ministério de tutela, o qual deverá assumir as novas funções dentro de dias.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!