Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Despesas no turismo e tratamento médico no exterior

Os pagamentos de moçambicanos em viagens para o exterior aumentaram, em 2010, em cerca de 18,3%, tendo largamente contribuído para isso os gastos efectuados para efeitos do turismo, formação e tratamento médico/hospitalar.

No global, as viagens de indivíduos oriundos de Moçambique para o estrangeiro registaram um aumento de receitas em dois milhões de dólares norte-americanos, segundo o Banco de Moçambique (BM) no seu documento sobre a Balança de Pagamentos de 2010.

O documento revela que os pagamentos para o turismo cresceram no período em cerca de 46 milhões de dólares e os custos com a formação e saúde registaram uma diminuição de 44 milhões de dólares e sete milhões de dólares, respectivamente.

Receitas

O BM explica que, apesar de as receitas do turismo se terem mantido nos últimos dois anos, as mesmas sinalizam uma relativa recuperação do sector, “mesmo se se tiver em conta o impacto macroeconómico desfavorável a nível internacional”.

Importações e exportações

No que respeita às importações e exportações, o banco central moçambicano indica que, em 2010, as transacções em serviços traduziram-se em pagamentos líquidos ao resto do mundo no valor de 490,4 milhões de dólares, mais 7,2% relativamente a 2009.

O cenário foi determinado pela crescente procura de serviços de assistência técnica prestada por não residentes e pelos serviços de construção, no contexto da implantação de diversas empresas de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Moçambique, para além das despesas do turismo no exterior.

Expurgando os grandes projectos constata-se uma redução em 6,3% dos pagamentos líquidos a entidades não residentes no valor de 247 milhões de dólares norteamericanos, influenciado pelo aumento das receitas dos serviços de transporte em 6,3% e dos serviços de assistência técnica prestada a não residentes em 2,4%.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!