Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Despenca o apoio ao partido aliado de Merkel

O apoio ao Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão), parceiro da coligação de centro-direita da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, caiu para seu pior nível em quase um ano, revelou uma pesquisa, esta Quarta-feira (9), complicando as chances de reeleição de Merkel nas eleições de Setembro.

A pesquisa do instituto Forsa deu aos conservadores, de Merkel, 42 por cento das intenções de voto, o melhor resultado desde as eleições nacionais de 2009 mas insuficiente para governarem sozinhos, o que significa que terão que buscar um acordo após a votação com algum partido de oposição.

O levantamento mostrou o liberal FDP – que participa dos governos de coligação da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial – com apenas 2 por cento, ante 4 por cento no levantamento Forsa anterior e abaixou dos 5 por cento necessários para ingressar no Parlamento.

Esse é o pior resultado do FDP numa pesquisa Forsa desde Fevereiro passado e ocorre em meio a crescentes especulações de que o partido irá substituir o seu ineficaz líder Philipp Roesler, especialmente se tiver maus resultados numas eleições regionais marcadas para o final deste mês.

A pesquisa realizada com 1.503 pessoas foi realizada entre os dias 2 e 4 de Janeiro, pouco antes da conferência do FDP no final de semana, que a mídia afirmou ter falhado em dispersar as dúvidas sobre a direcção do partido e conseguir apelo junto aos eleitores.

O principal partido de oposição, o Partido Social-Democrata (SPD) ficou com 25 por cento, de acordo com o levantamento, e os Verdes, seus principais parceiros de coligação, somaram 15 por cento.

O único outro partido que é visto a entrar no Parlamento é o A Esquerda, com 9 por cento das intenções de voto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!