Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desorganização dos produtores origina disparidade de preços

D epois das visitas efectuadas a alguns campos de produção agrícola e de dialogar com vários produtores do distrito de Malema, o governador de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, concluiu haver aquilo que considerou de oportunismo, por parte de alguns comerciantes, no que diz respeito à aplicação de preços para aquisição de produtos alimentares e de rendimento.

A nossa recomendação é no sentido de apoiar os produtos para se organizarem e discutirem melhor os preços. Disse o governador de Nampula, no final de uma visita de três dias àquele distrito, considerado “celeiro” da província.

Em todos os encontros que orientou nas localidades de Nioce, Nataleia e Canhunha, Tocoli apelou aos produtos no sentido de uniformizarem os preços. O governo decidiu que a definição dos preços compete aos próprios produtores. Sublinhou o dirigente da província.

Em Malema, a campanha de comercialização agrícola 2009/2010 iniciará, oficialmente, no dia 5 de Maio, e as metas do governo do distrito local apontam para cerca de 78 mil toneladas de produtos diversos.

Comparativamente à igual período da campanha 2008/ 2009, cujo plano é de 60 mil toneladas, nota-se um crescimento na ordem de 28,70 por cento, devido ao engajamento da população na produção agrícola, facilitação da lavoura mecânica nas áreas de cultivo e alocação de sementes melhoradas para o incremento da produção no âmbito da Revolução Verde.

O processo da campanha agrícola foi caracterizado por sementeiras das culturas da 1ª e 2ª épocas, preparação das áreas para hortícolas, e os indicadores de produção são considerados promissores.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!