Um grupo de indivíduos desconhecidos incendiou, esta Segunda-feira, 08 de Abril, um número não especificado de residências no Posto Administrativo de Merrote, distrito de Eráti-Namapa, na província de Nampula, deixando as respectivas famílias ao relento e na desgraça.
O incidente causou pânico e gerou um clima de tensão porque a população local suspeita de que supostos homens armados da Renamo – que a 06 de Março em curso atacaram dois autocarros, um camião-cisterna e mataram três compatriotas em Muxúnguè – estejam a circular naquela região.
Alguns residentes da zona em causa, contactados telefonicamente pela nossa Reportagem, conformaram que há pessoas que estão a abandonar o posto administrativo para procurar abrigo na sede-distrital. Segundo as mesmas fontes, para além de os malfeitores terem ateado fogo no Posto Administrativo de Merrote, roubaram produtos alimentares e animais, tais como cabritos, galinhas, patos, coelhos, dentre outros.
Este problema aconteceu há três dias mas até este momento a Polícia ainda não se fez ao local para averiguar o que realmente teria sucedido. A corporação não confirma a ocorrência e afirma que as informações a que teve acesso davam conta de que um grupo de indivíduos de conduta duvidosa estava concentrado algures no povoado Samora Machel, no distrito de Eráti-Namapa.
Miguel Bartolomeu, assessor de Imprensa no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, disse que a corporação está atenta a qualquer situação de agitação, devido aos recentes acontecimentos de Muxúnguè.