Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Descoberto jazigo de níquel em Cabo Delgado

Um jazigo de níquel, estimado em mais de 20 milhões de toneladas deste minério, acaba de ser descoberto na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

A Rádio Moçambique (RM), citando um estudo efectuado recentemente por uma empresa do ramo mineiro, diz que trata-se do primeiro jazigo descoberto em Moçambique, numa área que se estende desde a zona de Muerite, no distrito de Montepuez até Muthola e Balama.

O níquel é um dos metais mais usados na indústria aeronáutica. Os trabalhos de pesquisa do minério, no sul de Cabo Delgado, que decorrem há cerca de cinco anos, estão a cargo de Rovuma Resources, uma empresa estrangeira que já investiu cerca 28 milhões de dólares.

Actualmente, decorrem pesquisas para apurar a qualidade do níquel descoberto, um dos principais aspectos para a valorização do minério no mercado.

Mark Henrigt, chefe das operações na Rovuma Resources, afirmou que o projecto de exploração do níquel vai recrutar mão-de- obra local para trabalhos de prospecção e exploração.

No que concerne a responsabilidade social, aquela empresa tenciona melhorar o fornecimento de água à população circunvizinha e implantação de um centro de saúde com capacidade para testagem e tratamento da malária.

Outras actividades incluem a construção de uma estrada de acesso para permitir o escoamento de produtos dos camponeses para a zona de comercialização.

Enquanto isso, prossegue a pesquisa e prospecção do minério que resultou na descoberta de algumas variedades de pedras preciosas e ferro, estando previsto para este ano a aplicação nesse processo de cerca de sete milhões de dólares americanos.

Nesta fase, o projecto emprega 128 trabalhadores recrutados localmente, um número que poderá subir na fase de exploração.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!