Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Descoberta na Itália fonte construída por Trajano

Especialistas britânicos e italianos anunciaram a descoberta perto de Bracciano, 40 km ao norte de Roma, de uma fonte que abastecia um aqueduto romano, construída pelo imperador Trajano no ano 109 de nossa era, há 1.900 anos, e que inclui um santuário dedicado à água.

A construção, adornada de abóbodas pintadas de azul egípcio, poderia medir 8 metros de altura, segundo Lorenzo Quilici, um especialista e professor de topografia antiga na universidade de Bolonha. “É uma descoberta de enorme importância, pois o Caput Aquae (a fonte), entre Manziana e Bracciano, abastecia o aqueduto que chegava perto do rio Tibre, en Roma”, explicou Lucia Dutto, prefeita de Manziana.

A localização foi feita por Michael e Ted O’Neill, da empresa Meon HDTV, com base em indícios do arquiteto Giuseppe Curatolo, quando preparavam um documentário sobre aquedutos romanos. “A existência era conhecida mas se pensava que fosse da época medieval.

Com o professor Quilici pôde-se estabelecer que não era apenas romano mas do tempo de Trajano e encontramos a fonte”, explicou nesta sexta-feira à AFP Ted O’Neill. Segundo Quilici, o aqueduto, que abastecia também o Vaticano, havia sido parcialmente desviado no século XVI.

A fonte apresenta um “interesse extraordinário dado o estado de conservação dos sistemas de captação e filtragem da água”, disse Mario Lolli Ghetti, do Ministério das Relações culturais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!