Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desabamento de mina de ouro deixa mais de 60 mortos em Darfur

Mais de 60 mineiros morreram, esta semana, na região de Darfur, no Sudão, quando uma mina de ouro em que trabalhavam desabou, disse um porta-voz da polícia, esta Quinta-feira (2).

O porta-voz Ahmed Amr disse que o desabamento aconteceu na área de Jebel Amir, no norte de Darfur. Segundo ele, um conflito irrompeu em Janeiro entre duas tribos sobre o acesso à mina, e as autoridades tinham fechado o local depois de várias mortes em consequência da violência.

Desde então, a mina foi reaberta. Uma testemunha disse à Reuters por telefone que os esforços de resgate haviam fracassado. Um parlamentar da região disse que o acidente ocorreu na Segunda-feira, mas os relatos só chegaram a Cartum esta Quinta-feira.

Meio milhão de garimpeiros fazem uma corrida pelo ouro em todo o Sudão, de acordo com o governo, que estima ter ganho 2,5 biliões de dólares com exportações de ouro, ano passado.

Muitas partes do Darfur vivem sem o regime da lei e da ordem desde que os rebeldes principalmente não-árabes pegaram em armas em 2003 para lutar contra o governo nessa região árida no oeste do Sudão.

Apesar da presença da maior missão de paz do mundo, a Unamid, a guerra entre o Exército e os rebeldes do Sudão tem continuado desde então.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!