Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Filho de Khadafi comparece a tribunal na Líbia

Saif al-Islam, filho do ex-líder líbio Muammar Khadafi, compareceu, esta Quinta-feira (2), a um tribunal na localidade de Zintan, onde está detido por uma milícia desde Novembro de 2011, segundo uma autoridade local. Durante a rápida audiência, Saif al-Islam sorriu e disse a jornalistas que estava em boa saúde.

Outrora visto como herdeiro de Khadafi, que foi morto por uma revolução que o depôs em 2011, Saif al-Islam já teve um mandado de prisão expedido contra si pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por acusações de crimes de guerra.

O actual processo, no entanto, diz respeito à suspeita de que ele tenha prejudicado a segurança nacional ao prestar informações a uma advogada do TPI, ano passado. Entre 13 pessoas intimadas, ele foi o único a comparecer. O processo foi suspenso até 19 de Setembro, porque a argumentação da defesa estava incompleta.

A australiana Melinda Taylor, advogada do TPI, também chegou a ser detida durante três semanas depois de reunir-se com Saif al-Islam. Ela disse que esse facto mostra que o filho de Khadafi não terá um julgamento justo na Líbia, e que por isso deveria ser extraditado para Haia, onde fica a sede do TPI.

A Líbia deseja julgar Saif al-Islam lá mesmo, mas ainda não o indiciou por crimes de guerra – o que um promotor disse que deve acontecer em breve.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!