Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Delegados denunciam irregularidades eleitorais

Vinte e um delegados do Partido Renamo, de igual número de distritos da província de Nampula, estiveram reunidos durante dois dias reunidos na capital provincial para analisar alegadas irregularidades no processo de recrutamento dos membros das mesas das Assembleias de Voto, para o escrutínio de 28 de Outubro.

No encontro, que decorreu entre Domingo e Segunda-feira, os delegados da Renamo disseram ter informações credíveis de que a FRELIMO está a mobilizar professores e alguns estudantes do ensino secundário no sentido de se integrarem no processo eleitoral, com promessas de assumirem cargos de presidente das mesas de assembleia de voto, supostamente para viciarem os resultados eleitorais.

Em declarações ao Wamphula fax, Arnaldo Chalaua, porta-voz daquela formação política, referiu que a Renamo está a desenvolver um trabalho tendente a desencorajar tal procedimento que, no seu entender, contraria a legislação eleitoral moçambicana, uma vez que a selecção dos chamados brigadistas é efectuada com base em concurso público e avaliação curricular. A nossa fonte acrescenta que os restantes membros das mesas das assembleias de voto são, na sua maioria, membros da AGUEBAS (organismo juvenil simpatizante do actual Presidente da República, Armando Guebuza, e candidato da FRELIMO), da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), estes dois organismos filiados ao partido no poder.

Devido a estes factos, Arnaldo Chalaua suspeita a ocorrência duma eventual fraude eleitoral e, consequentemente, apela aos membros do partido no sentido de intensificarem a fiscalização no dia de votação. Disse que esse trabalho iniciou já com a formação de todos os delegados de lista sobre o pacote eleitoral, cujo encerramento está agendado para o próximo dia 10 de Setembro corrente.

Por outro lado, a fonte referiu que os 23 deputados da bancada parlamentar da Renamo pelo círculo eleitoral de Nampula, estão a liderar brigadas que, desde Segunda- feira, têm vindo a desdobrar-se pelos distritos, em pré- campanha. Alguns deputados deverão permanecer nos distritos até o arranque oficial da campanha eleitoral, enquanto outros regressam três dias depois, portanto, 13 de Setembro, para se juntarem ao líder do Partido, Afonso Dhlakama, que, também, agendou da sua campanha nesta província.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!