Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Debatem-se desafios do design no ISArC!

O Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), na cidade da Matola, acolhe na quinta-feira, 28 de Março, a partir das 10 horas, a inauguração do ano lectivo 2013. A aula que se subordina ao tema “Desafios do design em África” será proferido por Hélder Filipe, um dos maiores criativos em África e especialista na matéria.

De acordo com o comunicado do ISArC, a par do proferimento da aula de sapiência, far-se-á a publicação da segunda edição da revista Kulimar. A publicação contém artigos de reflexão académica nas áreas de Arte e Sociedade, Turismo, Arte e Cultura e Arte Contemporânea apresentados na segunda Bienal da instituição realizada em 2012.

Há uma percepção colectiva, no ISArC, sobre a relevância do tema da  aula magna, “Desafios do design em África”. Por isso, a presença de Hélder Filipe em Maputo e no ISArC, em particular, não só representa a necessidade da apreensão da criatividade e do design como factor de desenvolvimento económico no país, por parte da comunidade académica – no contexto daquela escola –, mas também uma oportunidade para que a instituição ofereça aos designers e outros criativos da capital moçambicana um espaço de intercâmbio profissional e exploração de oportunidades de negócios da esfera criativa.

Sabe-se porém que Hélder Filipe é um designer gráfico doutorado pela Universidade Técnica de Witwatersrand da África do Sul. Possui uma especialização em Engenharia de papel. Tem uma tese e que aborda o uso do material reciclado e reciclável para o empacotamento de produtos.

Entretanto, com o objectivo de explorar mais as oportunidades que se criam enquanto o docente estiver em Maputo, no dia 29 de Março será realizado mais um encontro com o designer, a ter lugar no Hotel Rovuma, em que se irá discutir o tema “Design, visibilidade e sucesso empresarial”.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!