A DDB Moçambique foi a agência de publicidade mais premiada na 5.ª Edição do Festival Internacional de Publicidade de Maputo, ao arrebatar dois Grandes Prémios – na categoria de TV com Spot Cortina (mcel) e na categoria de Poster (MFW) – Seis Conchas de Ouro – nas categorias de Poster e Televisão – Duas Conchas de Prata – nas categorias Televisão e Poster – Quatro Conchas de Bronze – nas categorias Rádio, Print, Televisão e Campanha Integrada. A Golo ficou na segunda posição com ao chamar para si uma “Concha de Ouro’, nove “Conchas de Prata” e duas “Conchas de Bronze”.
Este Festival, que decorre pelo quinto ano consecutivo, foi presidido por um júri internacional, nomeadamente o português João Bomtempo, e tem por objectivo “promover o intercâmbio e a qualidade da publicidade” dos três continentes, segundo referiu o presidente do certame, João Cabaço.
Para Mário Ferro, presidente da Associação Moçambicana de Empresas de Publicidade (AMEP), uma das grandes vitórias do Festival foi o aumento do número de participantes que considera ser “prova da consolidação e reconhecimento que o festival tem”, até porque, “em termos globais, Moçambique é uma referência da indústria da comunicação empresarial”.
De acordo com o presidente da AMEP, anualmente, a indústria publicitária do país tem registado um volume de 4,4 milhões de euros, apesar de ainda existirem dificuldades ao nível dos recursos humanos.