Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dança mandhique estreia-se como das melhores de Sofala

A dança mandhique, uma das expressões de Sofala, entra pela primeira vez no Festival Nacional de Cultura, ao ser apurada na fase provincial como concorrente em representação da cidade da Beira, que conseguiu apurar artes plásticas.

Mandhique é uma dança tradicional e espiritual praticada na confirmação dos novos curandeiros depois de um determinado período de formação. Os que dançam entram em transe, vestidos com trajes e instrumentos de curandeiro e geralmente tem sido à noite.

Outras danças tradicionais que Sofala apurou para o VII Festival Nacional de Cultura são maphandza, golomondo (Gorongosa) e djagadja (Cheringoma).

A fase provincial aconteceu Sábado e Domingo passados, no Pavilhão dos Desportos da Beira. Também foram apurados o humor e gastronomia (Cheringoma), valimba e música coral (Chemba), música ligeira e escultura (Dondo), passagem de modelo, poesia e fotografia (Marínguè), teatro (Nhamatanda), artes plásticas (Beira).

Segundo a reportagem do Diário de Mocambique, o sector da Educacão e Cultura de Sofala poderá repescar os grupos que estiveram próximos dos melhores classificados. A delegação desta província ao referido festival será composta por 70 artistas e mais 10 acompanhantes, entre técnicos e dirigentes, bem como o pessoal para assistência médica.

O VI Festival Nacional de Cultura terá lugar em Nampula, de 11 a 15 de Julho próximo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!