Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CVM avalia positivamente implementação das actividades

A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) avalia positivamente o nível de implementação das actividades nas áreas operacional e de desenvolvimento de projectos que vem levando a cabo em prol das comunidades moçambicanas.

A CVM tem como missão melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis, prevenindo e aliviando o sofrimento humano onde quer que exista, mobilizando a força de um número cada vez maior de voluntários, em particular os jovens.

Moisés Inguane, director nacional de desenvolvimento institucional e de recursos, disse que o grau de cumprimento da implementação de projectos em diversas áreas atingiu os 70 por cento do preconizado nas recomendações saídas do encontro de 2008, na esteira daquilo que é a linha interventiva da CVM. Falando a margem da Reunião Anual de Parceiros em que, durante dois dias, farse- á uma reflexão sobre a linha de cooperação, apresentar os planos orçamentais para 2010, analisar e avaliar os documentos que foram produzidos entre outros destaques, Inguane manifestou uma avaliação positiva.

“Há um atingir de 70 por cento em termos daquilo que são as recomendações saídas do último encontro com vista a melhoria daquilo que é a parceria com os parceiros da Cruz Vermelha”, explicou Inguane. No ramo de operações, segundo Inguane, a aplicação dos orçamentos alocados para o ano prestes a findar foi cumprida significativamente, devendo os planos para 2010 serem apresentados no encontro.

Contudo, ele afirma estar confiante de que os parceiros de cooperação não se vão queixar de quaisquer financiamentos alocados, mas que não foram cumpridos. “Interessa mais qualidade naquilo que é a implementação dos projectos da Cruz Vermelha, pois a nossa grande meta é fazer pouco, mas fazer bem”, sublinhou Inguane.

Ainda no ano em curso, a CVM começou novas reflexões sobre a definição do novo Plano Estratégico 2011/15, que será levado a aprovação pela Assembleia Geral a ter lugar nos meados de 2010, em Chimoio, província central de Manica. Todavia, O mesmo será enriquecido com as contribuições dos parceiros presentes no encontro. A saúde, segundo a fonte, é uma das áreas que sempre mereceu maior atenção da CVM e tem merecido uma larga fasquia em termos de financiamento.

A CVM tem projectos de saúde denominados Projectos de Saúdes baseado na Comunidade que, entre vários objectivos, visam criar condições de acesso aos cuidados sanitários em um ponto recôndito, onde o sistema de saúde normal não existe, através da criação dos postos de saúde normais, treinamento de voluntários que possam prestar a primeira assistência de socorros.

A organização humanitária tem igualmente um Plano Director na área de emergência cuja definição do conteúdo foi concluída e será apresentado na reunião o que implica que todos os financiamentos que venham a ser feitos no contexto dos desastres naturais terão de estar em consonância com este plano.

Além de quadros da Cruz Vermelha de Moçambique participam no encontro representes dos parceiros de cooperação desta organização humanitária com 25 anos de existência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!