O Conselho Superior de Comunicação Social (CSCS) diz-se preparado para cumprir com as suas atribuições legais no que concerne à monitorização da informação veiculada pelos órgãos de comunicação social durante o processo eleitoral e à garantia da igualdade no exercício de direito de antena aos partidos políticos.
A informação foi avançada esta quinta-feira (22), em Maputo, durante a apresentação do respectivo Centro de Monitorização de Informação, criado tendo em conta as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais do próximo dia 15 de Outubro.
Ao CSCS cabe a tarefa de assegurar a independência dos meios de comunicação social, no exercício dos direitos à informação, a liberdade de imprensa, bem como o exercício dos direitos de antena e de resposta.
O material informático do referido centro possui capacidade para gravar os programas televisivos e radiofónicos, o que permitirá maior celeridade nas acções desta entidade, pois, doravante, não será necessário recorrer a empresas de comunicação social para solicitar material em caso de reclamação de algum utente.
Segundo avançou o presidente da CSCS, Armindo Ngunga, o centro ainda usa o sistema analógico, mas já possui equipamento que lhe permite emigrar para o sistema digital.